Caso 1 -
Caso 2 -
Em homenagem a data, abaixo frases do nosso Alferes Tiradentes - Mártir da Inconfidência Mineira.
“O papel mais arriscado, quero-o para mim.”
“Dez vidas daria se as tivesse, para salvar as deles!”
“Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la.”
“Esta Terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra.”
Com a mesma função do grupo de discussão em CTBMF (GDAC-CTBMF) Iremos formar um grupo de discussão de artigos científicos em Implantodontia (GDAC-Implanto). O grupo reunir-se-á virtualmente toda Quarta-Feira às 20:00 com a discussão de 4 artigos publicados na Implant News.
Para maiores detalhes, entre em contato
Obs – Serão aceitos somente Cirurgiões-Dentistas regularmente escritos nos CROs.
Iremos formar um grupo de discussão de artigos científicos em Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial. O grupo reunir-se-á virtualmente toda Quinta-Feira às 20:00 com a discussão de 4 artigos publicados no JOMS.
Para maiores detalhes, entre em contato
Obs – Serão aceitos somente CDs escritos regularmente nos CROs
Paciente com trauma facial na região frontal decorrente de acidente ciclistico. O ferimento lácero-abrasivo se deu por meio do choque da região com asfalto sujo de terra.
Conduta: Antissepsia, anestesia local, limpeza da cavidade, sutura por planos com fio absorvível, sutura epitelial e curativo compressivo.
Prescrição de Analgésico + Colagenase pomada + recomendações + TT e SAT. Remoção de suturas em cinco dias e retorno para avaliação.
O resultado estético será um pouco deficiente devido a abrasão do tecido epitelial com perda de substância causada pelo atrito e debridamento das estruturas desvitalizadas.
Aguardando paciente para P.O.
Os pontos internos foram realizados com poliglactina 910 5-0 e epitelial nylon 6-0.
Um dentista recém-formado, mostrando a um formado há mais tempo, a sua nova alta rotação:
-Veja, disse o mais novo, como a irrigação desta caneta é boa! Olha quanta água sai.
O dentista mais velho não deu muita importância ao fato, e o mais novo então perguntou se a dele não saia água.
-Sai, mas do canto dos olhos do paciente.
---------------------------------------------------------------------------------
Um implantodontista preparando a colocação de implantes, notando que o paciente se queixava de dor, comenta com a atendente que iria dar uma de fundo de saco, explicando ao paciente que a dor já iria passar, ao que o paciente emendou:
-Já passou.
Terminada a cirurgia o paciente comentou:
-Se aquela outra já tinha doido para dar, imagina esta no fundo do saco.
---------------------------------------------------------------------------------
O paciente pergunta quanto é uma extração e o doutor diz que sem dor é mais barato e que com dor é mais caro.
-Então prefiro sem dor.
Quando o dentista começa a tirar o dente, o paciente começa a gemer. Logo o Cirurgião Dentista o adverte:
-Não vai gemer, porque com dor é mais caro.
---------------------------------------------------------------------------------
Saudações,
No post “Modelo de crânio para estudo e treinamento” citei sobre um crânio em resina que é comercializado pela empresa Nacional.
Junto com o Crânio recebi um Manequim trabalhado para o treinamento em Implantodontia. Posto agora as minhas considerações:
Como ja explanei anteriormente sobre a caixa, respeito ao consumidor e profissionalismo da empresa tecerei comentários apenas sobre o produto per si.
O manequim vem embalado em duas partes. A primeira contêm a maxila e mandíbula e a segunda a base que deverá ser montada o modelo.
Dentro do pacote da base temos 3 peças: Base de madeira, pilar e gancho.
O pilar se encaixa na base conforme a figura acima.
O manequim trabalhado não tem os acidentes anatômicos detalhados como do Crânio. A ausência de detalhes é justificado pelo objetivo do Manequim. O manequim serve para o treinamento manual de técnicas como enxerto ósseo e levantamento de Seio Maxilar (no entanto, também podemos utiliza-lo para demonstrar ao paciente algumas técnicas e detalhes).
Visão posterior, demonstrando o trajeto do NAI.
O ponto alto do Manequim é a utilização de uma borracha fina para simular a membrana do Seio Maxilar. Este é um fator positivo para ser usado em “Hands-on” e melhora da habilidade manual.
Visão superior mostrando detalhes do Seio Maxilar com sua membrana e pedaços de enxerto no SMD.
O Manequim deverá se encaixado no pilar conforme a figura abaixo
O gancho é usado para manter a mandíbula aberta.
Podemos observar que o manequim trabalho contêm alguns detalhes interessantes: um corte na cortical externa do canal mandibular para o treinamento da técnica de lateralização do NAI; Duas demarcações simulando o uso de trefinas para a obtenção de enxerto ósseo do mento; Tábua alveolar vestibular destruida e dente ausente com espaço alveolar mantido (ótimo para explicar para o paciente sobre a necessidade de enxerto ósseo); demarcação de enxerto ósseo mandibular; enxerto ósseo com parafuso na maxila e osteotomia circular objetivando acesso ao Seio Maxilar.
NOTA FINAL PARA O PRODUTO:
Detalhes: 7
Acabamento: 7
Custo-benefício: 10
Se o objetivo da compra for o treinamento manual indico o manequim, até porque ele é fabricado com este propósito. Podemos ainda, utilizá-lo para demonstrar técnicas cirúrgicas para o paciente.
Se o objetivo da compra for o estudo anatômico da região, sem dúvidas indico o crânio.
O produto para o que é destinado apresenta-se excelente.
Para maiores informações, acesse www.ossos.com.br
O Journal Head & Face Medicine é editado por Thomas Stamm. É uma revista multidisciplinar com acesso gratuito que publica pesquisas no campo das matérias básicas e clínicas relativas a todas as condições patológicas ou não-patológicas que podem afetar a cabeça humana e face, incluindo os tecidos anexos.
Clique na figura acima e navegue!!!
Selecionei 2 artigos sobre a estética na implantodontia. O primeiro, excelelente por sinal, cita sobre o planejamento estético e o segundo sobre as complicações. Boa leitura.
Artigo 1 – The esthetic challenge of adjacent implants
Artigo publicado no Journal of Oral and Maxillofacial Surgery
Volume 65, Issue 7, Supplement 1, July 2007, Pages 2-12
Autor: George F. Priest,
A Reformulação da aparência natural da anatomia papilar e sulcular entre os implantes adjacentes em zonas estéticas apresenta-se como um desafio complexo para os Implantodontistas. Orientações para a inserção de implante adjacente a implantes e tecidos moles são introduzidas para otimizar os resultados estéticos. A regra de 3x3x3 PIE é um mnemônico, baseado biologicamente e protéticamente impulsionados na colocação do implante, que maximiza o potencial para um ótimo resultado estético entre implante e adjacentes. Os 4 princípios interdependentes da regra 3x3x3 PIE são os seguintes: 1) A plataforma do implante deverá ser localizada 3 mm apical do zenite da margem predeterminada da restauração planejada, 2) O centro do implante deverá estar inserido na distância de pelo menos 3mm do palato para a previsão da margem gengival, 3) O espaço interimplantar de 3mm é requerido entre as plataformas dos implantes adjacentes e 4) os implantes deverão emergir através da borda inciso-palatal da posição da coroa subsequente.
Artigo 2 – Implant complications in the esthetic zone.
Autor: Stephen L. Wheeler
Artigo publicado no J Oral Maxillofac Surg 65:93-102, 2007, Suppl 1
Purpose: To review treatment planning concepts and surgical techniques that have led to complications during implant reconstruction in the anterior maxilla.
Patients and Methods: The conclusions in this paper are based on a review of the current literature, along with personal experience in private practice over the past 20 years.
Results: Treatment planning recommendations based on clinical studies have led to a significant decrease in functional and esthetic complications in the anterior maxilla. These involve surgical placement and spacing of implants, along with timing and grafting considerations.
Conclusions: Research and clinical results indicate that cautious timing of site preparation and implant placement, along with important concepts of implant spacing, can significantly reduce complications within the esthetic zone.
artigo 1 artigo 2
Para inaugurar a seção “Abre Aspas” abaixo a frase do Dr. Bezerra de Menezes – Grande expoente do Espiritismo.
“O médico verdadeiro não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto. O que não atende por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou tempo, ficar longe, ou no morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem como pagar a receita, ou diz a quem chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros os gastos da formatura. Esse é um desgraçado, que manda, para outro, o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu espírito, a única que jamais se perderá nos vaivens da vida.”