sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Olá, pessoas!

Eu peço desculpas pela demora, pela falta de tempo. Estou escrevendo diretamente do pronto-socorro que, por incrível que pareça, está uma calmaria desde a manhã.
Eu tenho tanta coisa legal pra disponibilizar pra vocês... livros, aulas, mas eu não sei mexer nisso aqui ainda. Cada um com a sua habilidade, né? Rs...

Já que eu não consigo colocar arquivos, vamos discutir um caso?

Uma paciente de três anos, vítima de acidente automobilístico com explosão do veículo. Quando foi avaliada no box de emergência tinha queimaduras importantes por todo o corpo, principalmente em couro cabeludo. Estava com vias aéreas pérvias, sem sangramento ativo em cavidade oral, dispneica, com saturação de 02 boa em máscara de 02, que caia progressivamente para abaixo de 85% quando em ar ambiente. Hemodinamicamente estável, consciente, com Glasgow difícil de avaliar porque a paciente já chegou sedada.
No exame físico grosseiro, apresentava mobilidade em mandíbula bilateralmente, com deslocamento posterior da língua, provável origem de seu desconforto respiratório. Não possuía exames de imagem e nem havia tempo hábil para realizá-los porque a paciente precisava ser prontamente transferida para um Centro de Queimados em outra unidade de saúde.
Ela retorna 50 dias depois, ainda internada para tratamento das queimaduras, para reavaliação. Durante todo esse tempo, recebeu alimentação por sonda. Não colabora com o exame físico. Após sedação com hidrato de cloral foi possível a realização de tomografia de face (que, infelizmente, na correria, não consegui gravar muitos cortes):







A pergunta é: O que vocês teriam feito no primeiro atendimento, tendo em vista todas as limitações do caso? E como vocês conduziriam o caso depois dos 50 dias?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recado. Agradeço pela visita
Dr. Mário Serra Ferreira
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Especialista em Implantodontia
Mestre em Odontologia
Professor Diagnóstico e Cirurgia Bucomaxilofacial UniEvangélica