Saudações caros leitores,
Hoje quero escrever um pouco sobre duas complicações que li um dia desses na prática da Implantodontia e da Cirurgia BucoMaxiloFacial. O intuito não é de apavorar os leitores ou colegas que possivelmente acessam este site.
No entanto existe a necessidade de valorizar o campo cirúrgico dentro da Odontologia. Um dente não é só um dente (quantos óbitos são relatados cuja origem do foco infeccioso é um elemento dentário?). Uma instalação de um implante não é somente uma “cirurgiazinha rápida) e uma ortognática não deve ser conduzida por pessoas não conhecedoras de técnicas cirúrgicas,oclusão e dos pormenores do Sistema Estomatognático (ou seja, deve ser restrita a Cirurgiões Dentistas com Especialidade em Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial).
Um caso caso interessante que vou postar é sobre a instalação de um implante zigomático com penetração intracerebral. Este artigo foi publicado no IJOMI 2010 dos autores (vou colar por preguiça de escrever os nomes).
O paciente desenvolveu um episódio de sinusite crônica e cefaléia constante e severa…
Muito interessante.
ResponderExcluirHoje passei por mais uma que nós, bucofaciais, passamos diariamente e infelizmente. Um colega médico falou a um paciente meu (lógico que na frente não falaria), que cirurgia de fratura de face não é para "dentista"... O sangue sobe mas temos que manter a postura e mostrar serviço. Postarei algo a respeito no meu blog britesbucofacial.blogspot.com
Nao tem nenhum orgao q fiscaliza ? Desde qndo entrei na faculdade já sabia que queria ctbmf mas essas coisas tao me deixando p.... Toda palestra, congresso que vou eles sempre citam esse tipo de incoveniecia em relaçãoa classe médica.... E ah quem diga que estamos perdendo ctbmf pra eles, creio que uma parte do problema seja o desconhecimento e desvalorização da sociedade tanto pela ctbmf qnto pela classe odontologa.
ResponderExcluir