sexta-feira, 25 de maio de 2012

Parabéns CFO

Saudações,

Acabei de ler uma notícia, no portal do Conselho Federal de Odontologia, que deve ser divulgada pela importância do seu contexto. Se realmente der certo, esta ação ocasionará um impacto muito satisfatório na vida científica dos Cirurgiões Dentistas... 

Acreditem, é verdadeira a notícia...

Ministério da Saúde, Capes e CFO firmam parceria para acesso a publicações científicas

Numa iniciativa histórica que teve ampla participação do CFO, o Ministério da Saúde estabeleceu convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para disponibilizar, através do portal Capes-Periódicos, acesso gratuito às publicações científicas em revistas, periódicos e livros a todos os cirurgiões-dentistas brasileiros.

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne o melhor acervo da produção científica internacional com mais de 30 mil títulos, entre livros, revistas, periódicos, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Após a implantação do convênio no dia 31 de maio deste ano pelo Ministério da Saúde, todos os cirurgiões-dentistas e demais profissionais da área da saúde obterão já no primeiro acesso uma senha que os permitirá utilizar o acervo disponível no portal.

O CFO oportunamente informará e orientará, através de seus canais de comunicação (site, jornal e redes sociais), os cirurgiões-dentistas a como procederem para terem acesso gratuito ao portal.

A parceria entre o Ministério da Saúde e a Capes foi estabelecida no dia 23 de maio, em Brasília, durante reunião na qual esteve presente o vice-presidente do CFO, Emanuel Dias de Oliveira e Silva.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------

O acesso aos periódicos da Capes era permitido apenas nas Universidades Federais. Este é um grande passo que deve ser aclamado pelos CDs. É hora de parabenizar os nossos representantes de classe. 

Estou boquiaberto...Que ação fantástica. Parabéns CFO!!!

7 comentários:

  1. Grande Dr. Mário!

    Obrigado pela publicação dessa valiosa informação. De fata, esta divulgação alcançará uma proporção maior estando aqui no blog, uma vez que nem todos acessam com frequência o site do CFO. Espero que tudo esteja bem por ai em Goiânia. Tendo oportunidade, venha nos visitar em Uberlândia, preferencialmente para irmos juntos ao centro cirúrgico. Abraços meu amigo!

    Maiolino Thomaz

    ResponderExcluir
  2. Dr. Maiolino,
    Bom receber um comentário seu. A admiração que tenho por você é grande pela pessoa, pesquisador e Cirurgião que é. Aqui está tudo bem, graças ao Grande Pai...
    Quando visitar Uberlândia ficarei feliz em passar pelo Centro Cirúrgico, rever os amigos e aprender mais com vocês...
    Abraços fraternos e mande um olá para o pessoal da UFU....

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo post acompanho aqui a um bom tempo...
    fugindo um pouco do post como sou acadêmico e ainda nao consegui achar uma resposta... qual a diferença do cirurgião buco-maxilo-facial que fez residência pro buco que especialização !
    Não referente as horas e dificuldade mas sim no ambito de atuação do profissional !

    abraços =)

    ResponderExcluir
  4. Saudações,
    O Cirurgião Dentista que passa por uma residência possui mais horas dentro de um hospital, faz a CTBMF com dedicação exclusiva e recebe para isto uma bolsa. Ou seja, não faz "nada" a não ser estudar e operar dentro do ambito da BMF.
    O Cirurgião Dentista que faz especialização tem a carga horária bem menor (opera muito menos), não ganha para isto (pelo contrário, tem que pagar o curso) o que faz com que ele tenha que "gastar o tempo" trabalhando em outra área para pagar sua formação.
    A residência tem mais "garantia" em formar um bom profissional.
    A especialização pode formar um bom profissional, mas o cidadão tem que ralar mais para contornar o supracitado....
    Espero que tenha entendido...
    abraços e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  5. Queria saber pq no Brasil os cirurgiões dentistas não podem fazer cirurgias estéticas faciais ex: rinoplastia, otoplastia, blefaroplastia, sendo que podemos atuar em traumas que é muito mais complexo, e sendo que em outros países eles podem, após fazer a especialização ! Será que a odontologia no Brasil não está atrasada e limitada ?? Não poderiamos fazer uma campanha ou um projeto para incluir as cirurgias estéticas de face na na CTBMF ou que criassem uma nova especialização em cirurgia estética da face ???

    ResponderExcluir
  6. Realmente esse fato será de grande ajuda para todos nós Cirurgiões-Dentistas que queremos sempre atualizar nossos conhecimentos. Quando na faculdade todos alunos que quisessem tinham acesso ao CAPES, porém poucos o utilizavam, mal sabem a preciosidade que temos em nossas mãos. Eu havia lido essa notícia por cima e agora visitando seu blog, pela primeira vez, fico feliz por ver esse informativo.

    Parabéns pelo blog, irei frequentá-lo a partir de agora.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe um recado. Agradeço pela visita
Dr. Mário Serra Ferreira
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Especialista em Implantodontia
Mestre em Odontologia
Professor Diagnóstico e Cirurgia Bucomaxilofacial UniEvangélica