sábado, 30 de março de 2013

Terapias atuais em Cirurgia Bucomaxilofacial


Saudações,
Como relatado em tópicos anteriores, a editora Elsevier enviou o livro “Terapias Atuais em Cirurgia Bucomaxilofacial” de Bagheri e colaboradores para minha avaliação.

ElsevierLogo
A árvore da vida representa a experiência;
A videira remete ao conhecimento;
o sábio demonstra a sabedoria.
É interessante ressaltar que a Elsevier foi criada em 1580 por Louis Elsevier e desde 1620 a logomarca da editora traz três figuras, que representam virtudes essenciais à vida de um pesquisador/estudante.
Assim, sem a árvore para sustentá-la, a videira não dá frutos. O “fruto da Experiência” leva ao conhecimento e alimentando-se deste fruto é que obtém-se a Sabedoria.
Visualizamos ainda a frase latina Non Solus que significa não só...




A análise primária revela um grande livro de 1122 páginas, com belas ilustrações e repleto de textos valorosos. O seu acabamento é superior e nota-se a dedicação dos autores em oferecer uma obra que terá papel importante dentro da especialidade da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
O prefácio é escrito por William Bell, autor do livro “Distração osteogênica do esqueleto facial”. É neste momento – leitura do prefácio – que entendi o valor desta inestimável obra. Peço licença para transcrever um pedaço do texto:

A SAÚDE PRECISA DE UM HERÓI
Ao oferecer conforto a outra pessoa, ao estender a mão ou simplesmente se fazer presente para quem precisa, você transforma a saúde de seu país. Grandes mudanças não requerem esforço heróico. Uma pequena ação de gentileza pode torná-lo um herói para alguém. Como você pode e como poderá se envolver é o enfoque deste livro.


O livro é dividido em 12 partes:

  • Princípios
  • Cirurgia oral
  • Anestesia
  • Cirurgia de trauma craniomaxilofacial
  • Cirurgia de cabeça e pescoço
  • Cirurgia reconstrutiva maxilofacial
  • Cirurgia ortognática
  • Cirurgia craniofacial pediátrica
  • Distúrbios da articulação temporomandibular
  • Cirurgia plástica facial
  • Síndrome da apnéia obstrutiva do sono
  • Infecções bucomaxilofaciais

Logo após abrir o livro, percebi que o mesmo era diferente. Não poderia compará-lo ao Peterson ou ao Miloro sob o risco de realizar uma avaliação errônea. O objetivo deste livro é totalmente diferente da formação básica. Ao ler estas linhas, o leitor menos atento chegaria à conclusão de que o "Terapias" é um livro avançado de traumatologia e isto também não é verdade. Como exemplo posso citar que o Capítulo 37 - Fraturas mandibulares - tem cinco páginas apenas. Então para qual público destinaremos o Terapias Atuais em Cirurgia Bucomaxilofacial? 


O graduando em Odontologia deve estar imerso em outras literaturas antes de iniciar este tipo de leitura (exceto se a certeza do caminho BMF estiver ecoando em sua mente de maneira límpida). Esta obra certamente será dedicada àqueles que já ostentam a superfície fria do cabo do bisturi em seus dedos.

O livro é um chamado para a evolução da especialidade. O primeiro capítulo é de leitura emocionante. Nos chama à razão do valor da Bucomaxilofacial, apresenta alguns problemas passados pela especialidade nos EUA e determina de forma clara a resolução. Cabe a pergunta: Teremos coragem de seguir adiante como nobre Especialidade ou ficaremos estagnados ao nosso tempo? Nos dizeres do autor: 
"Por experiência, era muito comum que Cirurgiões Bucomaxilofaciais fossem chamados aos centros cirúrgicos por todo o país, geralmente tarde na noite, para definir e realizar o tratamento de fraturas faciais e lacerações de tecidos moles. Isto poderia incluir fraturas da maxila e mandíbula, combinadas a fraturas orbitárias, frontais e nasais. O tratamento dessas fraturas, juntamente com os avanços em cirurgia ortognática, que rotineiramente levavam a alterações na maxila, mandíbula e mento e, em alguns casos, a aumentos do terço médio da face e de outras deficiências faciais com materiais aloplásticos, fez com que o Cirurgião bucomaxilofacial pensasse na realização destes mesmos procedimentos de maneira eletiva. Por que CTBMF bem treinados não poderiam tratar, de novo, deformidades nasais e de pálpebras, rugas da pele em áreas restritas ou maiores da face?"
O respeito perante à Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é encontrado em diversas situações. Hoje, a maioria dos nossos pacientes preferem pagar um Cirurgião Bucomaxilofacial para a realização da ortognática, em detrimento a qualquer outro profissional da área médica. Verificamos também o encaminhamento médico de fraturas nasais para serem reduzidas pelo Bucomaxilofacial (mesmo que no hospital tenha Otorrino) e demais exemplos que pelo objetivo do tópico não cabe a citação.

E assim o livro se apresenta: Buscando sempre demonstrar o rumo que a especialidade deve tomar. 

Ao final de cada capítulo, há um quadro intitulado como "dicas e armadilhas" que são opiniões dos autores, de maneira a finalizar o assunto (ou dar novas perspectivas).
Exemplo do quadro "dicas e armadilhas"
Existe também no início de cada parte do livro um quadro que apresenta o passado, o presente e o futuro em relação ao tema proposto.
Quadro "o passado, o presente e o futuro"
Resumindo: Esta publicação é para todo aquele apaixonado pela Bucomaxilofacial que acredita em sua evolução. Acredita que, para se ter a cabeça erguida perante aos homens, é necessário que se a tenha abaixada um bom tempo sobre os livros. 

"Nenhuma especialidade, na história da humanidade, foi capaz de acessar rotineiramente o esqueleto facial inteiramente, reorganizá-lo e alterá-lo quando necessário" e também manipular os tecidos moles de maneira a produzir um excelente resultado. 

Após leitura deste livro e de compreender o seu propósito, avalio:




Um comentário:

  1. Parabéns pela publicaçao e pela dica.. ( só aquelas letras vermelhas que nao ficaram boas aqui pelo celular).

    ResponderExcluir

Deixe um recado. Agradeço pela visita
Dr. Mário Serra Ferreira
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Especialista em Implantodontia
Mestre em Odontologia
Professor Diagnóstico e Cirurgia Bucomaxilofacial UniEvangélica