quarta-feira, 3 de outubro de 2007

ATM e DTM - Orientando o paciente

ATM

O que é ATM?

ATM é a abreviatura de "Articulação TemporoMandibular". Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula.


Qual é a principal característica de um paciente que tem problemas de ATM?

O principal indicativo de uma alteração na ATM é o estalido (clique), normalmente acompanhado de dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes. A ausência de dor não é sinal de normalidade. O estalido (clique), por si só, já traduz problemas nas ATMs.

Quais as principais causas dos problemas de ATMs?

Toda e qualquer doença necessita de mais de um fator para a sua ocorrência. O fator principal deve ser acompanhado dos fatores que contribuem, modificam ou perpetuam a doença. No caso da disfunção das ATMs, acredita-se que o fator principal seja a maloclusão (relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula), sendo o "stress", os hábitos parafuncionais e algumas doenças sistêmicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou perpetuar o seu aparecimento. Contudo, sabe-se que a ordem dos fatores principais e secundários pode alterar-se, havendo diferentes pesos no julgamento de quem é o agente iniciador da disfunção.

Por que acontece o estalido (clique) nas ATMs?

Entre as faces articulares dos ossos que compõem as ATMs (osso temporal e côndilo da mandíbula), existe uma estrutura fibrocartilaginosa chamada disco articular, cujas principais funções são amortecer e amoldar as superfícies ósseas incongruentes da articulação, evitando traumas e desgastes prematuros. Quando o disco articular se desloca de sua posição fisiológica, acontece o estalido (clique), notado nos movimentos mandibulares, tais como: falar, mastigar, cantar, bocejar etc.

Por que o problema de ATM pode causar dor de cabeça?

As dores de cabeça provenientes das disfunções de ATM, em geral, não são propriamente de cabeça: são dores nos músculos que envolvem a cabeça. Posições posturais viciosas, relacionamento dental inadequado, apertamento e/ou ranger de dentes, associados ao "stress", normalmente culminam em quadros crônicos de dores nos músculos da face, da cabeça e do pescoço.


Por que o problema de ATM pode causar dor de ouvido?

A proximidade entre a ATM e o ouvido pode ocasionalmente confundir o paciente sobre o local de origem da dor. Na realidade, a dor de ouvido é diferente da dor de ATM. Como diagnóstico diferencial, as disfunções das ATMs não manifestam febre, não eliminam secreção pelos ouvidos e não são acompanhadas por quadros infecciosos das vias aéreas superiores. Existe relação entre dentes e ATM?Sim. O "encaixe dental" (oclusão) é responsável pela posição do côndilo (cabeça da mandíbula) dentro da articulação. Ocluir os dentes mais para a frente, para trás ou para os lados traz conseqüências para as ATMs. O ideal é que a oclusão tenha um relacionamento adequado, para manter côndilo e disco articular harmônicos e bem posicionados entre si, a fim de que a articulação seja saudável.

Qual é o tratamento indicado?

O tratamento é multi-fatorial. Depende do estágio da disfunção e principais causas. O Cirurgião-Dentista deve estar habilitado para detectar e tratar da DTM

Quais são as conseqüências do não-tratamento?

A disfunção temporomandibular é uma doença que, depois de instalada, é quase sempre progressiva. O que não se consegue determinar com exatidão é a sua velocidade de progressão e as suas conseqüências. Portanto, o ideal é o tratamento precoce, que certamente proporciona melhores soluções e resultados.

O que é dor orofacial?

Dor orofacial pode ser definida como uma dor que acomete a região orofacial, ou seja, a boca, a face, a cabeça e o pescoço. São dores que podem ocorrer devido a problemas musculares, da articulação temporomandibular (ATM), dos dentes, dos vasos sanguíneos e/ou dos nervos. Dentre as condições dolorosas mais comuns da região orofacial, destacam-se as dores de origem músculo-esquelética, mais conhecidas pelo termo disfunções temporomandibulares (DTMs).

O que é DTM?

DTM é um termo que inclui um número de problemas clínicos que envolvem a musculatura mastigatória, a ATM e estruturas associadas, ou ambas. Pode gerar dores de cabeça, cansaço muscular, dor nas ATMs, dores próximas à região do ouvido, dores na região do pescoço, mordida instável e/ou dificuldade de mastigação.


Quais são os sintomas mais comuns?

Dor na região do ouvido sem infecção, dor ou desconforto na região da ATM mais comumente ao acordar ou no final da tarde, dor na ATM durante a fala ou a mastigação, dificuldade para abrir ou fechar a boca, cansaço nos músculos da face e/ou da mastigação, sensibilidade dentária quando não há nenhum problema aparente.

O que pode causar DTM?

Cada indivíduo engole cerca de 2.000 vezes por dia, o que gera o contato dos dentes superiores e inferiores. Assim, situações como mordida instável, dentes perdidos, mau alinhamento dentário, apertamento e/ou rangido dos dentes (também conhecido como bruxismo), trauma na cabeça ou no pescoço e má postura podem causar problemas, pois os músculos têm de trabalhar mais para compensar essas falhas. Assim, os músculos podem entrar em fadiga e alterar toda a função do sistema mastigatório, causando dor e desconforto.

O que é o bruxismo?

Bruxismo é o apertamento ou rangido dos dentes, que pode ocorrer enquanto o indivíduo está acordado ou dormindo. É uma atividade danosa ao sistema mastigatório, pois pode gerar desgaste dos dentes ou dor muscular, entre outros problemas. Indivíduos com dentes desgastados, portanto, necessitam de uma avaliação para verificar se possuem quadro de bruxismo ativo e se há necessidade de tratamento. É importante ressaltar que alguns medicamentos podem induzir ou agravar essa situação.


O que eu posso fazer para tratar a DTM?

A maioria dos casos pode ser tratada pela promoção de repouso das articulações e dos músculos mastigatórios. Isso pode ser conseguido por meio de manobras odontológicas, como por exemplo, a confecção de placas oclusais, utilização de medicamentos e, fundamentalmente, pela aquisição de novos hábitos saudáveis. Em muitos casos, o paciente po­de apresentar melhora com manobras simples, como adoção de dieta com alimentos macios, exercícios físicos para os músculos da mastigação, educação das funções mastigatórias, compressas quentes e frias e controle do apertamento dentário. Em casos muito específicos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

A DTM é permanente?

Essa condição é episódica e pode ocorrer em fases de estresse ou após algum evento físico (como um trauma) ou emocional. É fundamental, entretanto, que o paciente procure por tratamento para que a dor não se torne crônica (de longa duração), o que torna o tratamento muito mais difícil.

26 comentários:

  1. Parabéns, Dr!
    Seu blog está muito bem organizado, com as informações básicas e essenciais para pacientes em busca de esclarecimentos. Provavelmente estarei iniciando essa semana minha avaliação com um profissional para averiguar tanto problemas na ATM's como a necessidade de cirurgia ortognática.

    As informações que encontrei em seu blog me tirou muitas dúvidas.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. PARABENS!!
    Este artigo ajudou me imenso para a eleboraçao de um poster sobre DTM.
    mais uma vez parabens
    bj
    Ana (portugal)

    ResponderExcluir
  3. Suas explicações foram de grande valia
    Pois os sintomas ali descritos são os que
    sinto, parabéns a pagina está com linguagem
    Fácil de se entender.

    Gilmar Callegari – Mandaguaçu PR

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Dr. este artigo está muito bom, apesar de eu já ter noção de td isso^^
    tenho este problema a muito tempo, infelizmente ele tem piorado muitooo nos ultimos dias, e o pior de td é que eu estou ficando surda por causa do problema, nem consigo ir na escola pq n entendo mais nada.
    mas apesar de eu achar que tem relação c a atm e n sei se realmente tem relação.
    Tem?

    ResponderExcluir
  5. Olá... Dr. seu artigo foi esclarecedor. Hoje fiz uma ressonância magnética e o médico descobriu que estou com ATM. Buscando informações de como é os sintomas e o tratamento, foi no seu BLOG que encontrei tudo o que precisava p/ buscar um tratamento. Toda o Blog é muito fácil de se compreender. Pararéns...
    Esther Ferreira

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr.
    Venho sofrendo de uma dor de cabeça ha cerca de 17 anos, ja fui a varios Neurologiastas e a dor ainda permanece. por acaso comecei a notar que eu não conseguia abrir minha boca como antes e ao mastigar alguns alimentos sentia um estalo estrano na boca proximo ao ouvido.
    Procurei o Médico especialista (BUCA-MAXILO).
    Ele pediu um exame de RM das ATM.
    O resultado do laudo foi:
    Disfunção bilateral da ATM, com alteraçoes osteodegenerativas em ambos os côndilos mandibulares e luxações de ambos os discos articulares, sem recapturas.

    Com esse descritivo do laudo, da para o Sr. me informar se há a necessidade de Cirurgia.

    Também gostaria de um contato se for possivel.

    Um Abraço.

    Israel
    raelkalede@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Dr. Mario é muito bom ler os seus atrigos ,eu tenho atm em um estagio agudo faço meu tratamento no hospital do tatuape com o Dr matheus elias dib ja estou com a placa miorelaxante a 2 meses tenho um exame para fazer, so estou preocupada pq trabalho com call center e ja fui aconselhada a sair, minha pergunta isso pode agravar ja que as dores que sinto permanecem? agradeço a atençao Renata Juliana
    renatajcapuano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Cara Renata,
    O Dr. Matheus é um ótimo profissional e amigo(filho de um excelente Cirurgião com o qual aprendi muita coisa). Tenho certeza de que está em ótima mão.
    Ninguem melhor do que ele para responder estas questões....
    abraços e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  10. OI..
    EU TENHO UM QUADRO PARECDIDO AO DA ATM MAS ESTOU PERCEBENDO QUE MEUS DENTES ESTAO DESALINADOS E PARECE QUE ESTAO FICANDO PRA FORA...O USO DE APARELHO ORTODONTICO VAI ME AJUDAR OU E O APERTAMTO DOS DENTES Q ESTA DESALINHANDO MEUS DENTES AINDA MAIS...GOSTARIA DE RECEBER DICAS SOBRE O TRTAMENTO EM MEU EMAIL LULUZINHA.TO@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  11. Dr., estou me preparando para uma cirurgia de correção de atm, to com muito medo pq ja ouvi dizer que existem riscos como lesoes de nervos, etc. Me ajude! to com muito medo

    ResponderExcluir
  12. Dr. gostaria de ver vídeos do pós cirúrgico da atm com prótese. Será que o sr. tem algum que possa me mostrar ou indicar alguém que o tenha ?

    Gostaria de saber como seria a mastigação após a cirurgia, pois o médico o qual consultei disse que eu não teria mais os movimentos laterais, terei somente os movimentos verticais.

    ResponderExcluir
  13. ola dr td benm
    to com um problema na atm tbm ,consigo abrir mha boca um certo tanto cerca de3cm mais o menos dpois dai tenho q forca p abrir mais , mais dai q ven o problema doi qase naun da para me alimentar , ta complicado aki, gostaria de ajuda
    ass.elvis
    gu.cruel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Ola
    estou com dor de uma lado da ATM a duas semanas nao consigo mastigar direito, bocejar principalmente pois sempre tive 'estalos',abro a boca e 'da um tranco pra poder fechar' dói muito... comecei a usar aparelho aos 6 anos...e tirei por volta dos 12... minha mordida esta certa, os dentes encaixam bem... mas isso esta incomodando muito (comecei a perceber mais ou menos desde meus 15...16anos, mas eram poucas vezes q acontecia...)
    Hj tenho 22 anos, provavelmente meu caso ja seja cronico, apenas cirurgia resolve?

    ResponderExcluir
  15. Cara Ingrid,
    Você tem que consultar um BucoMaxiloFacial ou um Especialista em DTM....
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. quando é necessario entrar com intervençao cirurgica em caso de DTM ou ATM?
    existe algum alimento que piore as dores de cabeça por causa da atm?

    ResponderExcluir
  17. Ja faz mais de 5 semanas que estou com dores muito forte na lateral do rosto (ouvido,maça do rosto, pescoço,nuca,atrás dos olhos, dentes,embaixo da lingua entre outros)...
    Sempre acordo no meio da noite, com muita dor ... Não consigo mastigar e nem falar direito....
    Ja procurei...Otorrino... Ortodentista...(2 alias)
    o 1º disse que eu não tinha má oclusão ... nem bruxismo Já o 2º disse que tinha mordida aberta e apertava os dentes na hora de dormir... Percebi que depois que meus dentes do siso nasceram .... os dentes da frente ja não encostam mais... e dor continua cada vez mais intensa...Enfim... O mas correto agora e procurar um buco Maxilo ,Qual o procedimento do médico?

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de postar meu agradecimento por se tratar de uma página de grande importância no meio da saúde. Esclarecendo de maneira útil e clara ao público leitor. Seja paciente, colega de profissão ou profissionais afins. Deixo meu abraço como amigo, goiano e profissional.

    ResponderExcluir
  19. Dr Thiago,
    Sinto-me lisonjeado pela sua presença no blog.
    Obrigado e volte sempre.
    Que possamos trabalhar em prol da arte de curar, diminuindo a dor dos nossos pacientes e melhorando a qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  20. gostei de seus diagnostico / Obrigado DR Mario.
    No mundo ainda existe pessoa como voce. passa as coisas que nos da o entender em nossas dificuldade.porque vivemos hoje sem saber. QUE e SUS cade a saude publica As doenças de ATM sao serias as redes estadual e municipal esqueceu da
    saude do seres- humanos

    ResponderExcluir
  21. meu nome e Daiana e tenho uma filha de 2 anos que sofre de uma deformidade facial congenita da atm associada a micrognatismo,isso impede que ela tenha abertura na boca,minha filha nao abre quazer nada a boquinha isso esta atrapalhando o seu desenvolvimento,estou com 4enncaminhamento para o hospital centrinho em Bauru SP,mais nao estou conseguindo vaga,aprincipio foi passado que o hospital
    recusou o caso dela,ela precisa de tratamento imediato p caso dela e muito grave,se alguem poder me ajuda o meu email e ;daiana.lirapaz@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, Dr. Mario,

    Buscando na internet profissionais que atendem problemas relacionados com a ATM na cidade de Anápolis, encontrei o seu blog. Desculpe estar tomando seu tempo, mas há anos venho sofrendo com este problema, desde 2005 quando fiz uma cirurgia para tirar as amígdalas, no mesmo mês, comecei a sentir dores, principalmente de um lado, essas dores só foram aumentando, tanto que sentia dores todos os dias, procurei o otorrino que fez minha cirurgia, o qual fez alguns exames e disse que não tinha nada de errado. Então comecei minha romaria, buscando outros médicos, como ortopedista, neurologista... Fiz diversos exames, como ressonância e outros, fiz fisoterapia na face,pescoço e nada ninguém respondia realmente qual era o meu problema.
    Então procurei outro otorrino, que me indicou procurar um ortodontista. Coloquei aparelho em 2007, diminuíram um pouco das dores, mas em 2010 encerrei meu tratamento e retirei o aparelho, passei a usar a placa para dormir. Mas, mesmo assim continuo sentindo dores e nos últimos dias tenho sentindo estralar na articulação, dores de cabeça, na face, no ouvido e no pescoço...

    Procurei o telefone da sua clínica, mas não achei, peço que me informe, para que eu marque um horário com o Senhor,

    Desde já lhe agradeço e desculpe por tomar seu tempo.
    Meu email é aninhapires28@gmail.com

    Grata,

    ResponderExcluir
  23. Boa noite,
    Fazem 7 anos que descobri que tinha uma disfunção na ATM devido a muitas dores de ouvido, meu dentista recomendou usar a placa para dormir porque eu forçava os dentes à noite, não houve resultado em um ano. Partimos para o uso do aparelho fixo, por mais um ano e não tive resultado. Acho que acabei me acostumando a sentir todas as dores. Sinto não só a dor de ouvido como dores em toda a parte da cabeça, problemas em abrir a boca ao acordar, vários estralos durante o dia, entre outros. Recentemente fiz uma ressonância magnética dos ATMs abertos e fechados bilaterais, e no resultado houve que tenho um deslocamento no ATM direito. Passei com um Buco-maxilo que me disse que não há outra maneira de corrigir a não ser a cirurgia, devido a eu já ter usado outros meios para a correção. Pelo que percebi pelo seu blog é um médico muito bom e gostaria da sua opinião, não irei fazer a cirurgia até ter mais opiniões que digam a mesma coisa. Aguardo uma resposta, mais uma vez. Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde, o lado esquerdo do meu maxilar que tem propensão de deslocamento. Quando ele se desloca parece ser lateralmente, diferente da maioria dos comentários que leio. Ao dormir é um probleminha. Quando deito para o lado direito a possibilidade de deslocar é maior, mas a possibilidade de voltar ao normal também (basta eu ficar abrindo pouco e fechando rápido a boca), se deito para o lado esquerdo a questão é mais complicada, mais difícil de deslocar, mas na última vez que deslocou demorou praticamente uma semana para voltar! Voltou por milagre. Quando desloca só posso abrir pouco a boca, nem no dentista da pra ir! (uso placa para dormir, falo aqui porque o especialista que me atendeu parece não ter dado muita atenção ao meu caso). Quando durmo é uma certa luta para não deslocar, a não ser que fique mordendo a placa a noite toda, aí fica estável. Já aconteceu nessas lutas noturnas para não deslocar de ameaçar não abrir a boca, mas é mais raro. Como tenho dormido com certa atenção de morder a placa, então não tem acontecido deslocamento nenhum. Todos esses sintomas detalhados aconteceram depois de um medicamento psiquiátrico mal prescrito, que não tomo mais, que forçou meu maxilar em movimento involuntário para o lado esquerdo junto com minha língua. Quase chamamos um pronto socorro (chegamos a lugar para o SAMU daqui de Anapolis - GO, mas não puderam atender), forçou tanto que a musculatura facial esquerda chegou a dar sensação de exaustão muscular. Depois de alguns dias senti num momento o meu maxilar esquerdo parecer levemente arriar, mas bem levemente. Depois disso o deslocamento passou a ser essa possibilidade infeliz na minha vida. É possível não ter mais essa possibilidade de deslocamento um dia? De que forma? Agradeço a atenção e a resposta atenciosa. Um último detalhe: não sinto dor. Se mordo e encosto os dentes e abro em seguida a boca sinto leve transição como se tivesse uma leve folga desse lado esquerdo, mas não é estalo! Nesses deslocamentos ao voltar tem muitos estalos e parece bater osso com osso - mas agora estou aparentemente normal, mas com esses sintomas. Estou em Anápolis, o sr atende na cidade? Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Drº Mário,por favor me ajude.
    email:mariamaurasilvabueno@yahoo.com.br
    35 9 9154 2510
    35 9 9182 5466
    ambos são whats.
    PS:já escrevi 2 (dois),textos para o Srº aqui,mas na hora de enviar,acabei apagando tudo.Estou muito cansada.
    Por favor,fale comigo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Olá. Eu tenho 16 anos e tenho este tal Atm o que devo fafaz

    ResponderExcluir

Deixe um recado. Agradeço pela visita
Dr. Mário Serra Ferreira
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Especialista em Implantodontia
Mestre em Odontologia
Professor Diagnóstico e Cirurgia Bucomaxilofacial UniEvangélica