quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Orientando o paciente - Cirurgia Ortognática


Cirurgia Ortognática



O que é a Cirurgia Ortognática?

A cirurgia ortognática é realizada para correção de desarmonias faciais. Nesses casos, os maxilares (maxila e mandíbula) não se encontram posicionados corretamente, resultado de um crescimento desordenado dos ossos da face, de um posicionamento incorreto dos dentes ou de algum trauma, gerando alterações na mastigação, respiração e fala. O desequilíbrio na face gera problemas funcionais e insatisfação pessoal. Os pacientes podem apresentar alterações no sorriso, na oclusão (encaixe dos dentes), dores cervicais e perdas dentárias. A cirurgia corretiva capaz de reposicionar os dentes e ossos da face adequadamente e criar uma aparência mais equilibrada e satisfatória é a cirurgia ortognática.

Como a Cirurgia Ortognática é realizada e onde pode ser feita?

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, sendo necessária a realização de exames pré-operatórios e avaliação cardiológica e de outras especialidades médicas, se necessário. O paciente passará por um anestesista para esclarecimentos a respeito da anestesia geral. Durante a cirurgia, realiza-se o devido reposicionamento dos ossos da face, que são imobilizados com placas e parafusos de titânio, permitindo ao paciente sair de boca aberta do procedimento. Em apenas algumas horas realizamos a correção do problema facial e da mastigação. A cirurgia é totalmente realizada por dentro da boca, sem a existência de cicatrizes na pele. Programa-se toda a cirurgia com antecedência, o paciente recebe um preparo nutricional, psicológico e físico e a cirurgia é agendada para a melhor época, tanto para o paciente como para o ortodontista e o cirurgião Buco - Maxilo - Facial.





Realiza-se algum preparo para essa mudança?

É fundamental, para um bom resultado cirúrgico, a realização de um planejamento por parte do ortodontista e do cirurgião. Esses profissionais realizarão uma detalhada avaliação das condições funcionais dos dentes e maxilares, a fim de estabelecerem o plano de tratamento. Dessa forma, será estabelecido todo o preparo ortodôntico antes da cirurgia para correção do posicionamento dos dentes dentro de suas bases ósseas, para que a cirurgia posicione adequadamente as bases ós-seas entre si. O preparo ortodôntico requer tempo e paciência, em média de um a dois anos antes da cirurgia. A mordida nesta fase tende a piorar, mas isso é temporário e importante para o sucesso da correção cirúrgica meses depois.

Como é o pós-operatório?

Geralmente o paciente permanece hospitalizado cerca de um a dois dias, quando então continua sua recuperação em casa. Inicialmente, apresentará inchaço na face, dificuldades para falar e realizar atividades. A dor não é freqüente, pois a região operada fica adormecida por alguns meses. A dieta deve ser líquida por dez dias, passando para pastosa até a devida orientação do cirurgião. A fisioterapia é iniciada nas primeiras 24 h após a cirurgia, para drenagem do edema facial e retorno mais rápido das funções mandibulares. O paciente retornará ao cirurgião muitas vezes nos primeiros três meses após a cirurgia, para o devido acompanhamento de sua recuperação. Após duas ou três semanas, geralmente o paciente está apto a retornar a muitas atividades. A recuperação é gradativa, necessitando da compreensão de todos para a mudança ocorrida e o sucesso do procedimento executado.

Quanto tempo depois da cirurgia o tratamento é finalizado?


O paciente retorna ao ortodontista para a finalização ortodôntica cerca de seis semanas após a cirurgia, a fim de realizar o refinamento do posicionamento final dos dentes. Esse processo é variável, durando em média de seis meses a um ano. Após a remoção do aparelho ortodôntico, o paciente permanece com aparelho de contenção por no mínimo um ano e nesta fase pode considerar alguns procedimentos cosméticos para deixar o sorriso ainda mais bonito, tais como clareamento dental, cirurgias gengivais e diversos recursos odontológicos e médicos, a fim de proporcionar a completa satisfação do paciente.


Artigo original retirado do site da APCD

49 comentários:

  1. Gostaria de saber sobre a cir ortognática,se há nescessidade da contenção rígida pós operatória,ou esse recurso já foi superado,pois sempre foi o incoveniente maior da cir ortog para o paciente.
    obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Caro Colega Dr. Matheus
    O bloqueio Maxilo-Mandibular irá depender da técnica e do trans-cirúrgico.
    Uma das vantagens da Osteotomia Sagital da mandíbula é a não utilização do BMM no pós-operatório.
    Sem dúvidas, a técnica cirúrgica da Ortognática vem sendo aprimorada com o passar do tempo.
    Um grande abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. DR. MARIO GOSTARIA DE SABER SE O SUS OFERECE A CIRURGIA ORTGNATICA?

    ResponderExcluir
  5. ola mariza o sus oferece a cirurgia sim vou faze-la dia 14/05/09,aqui em araraquara existe o cedeface que oferece o tratamento pelo sus.informe-se no posto de saude de sua cidade

    ResponderExcluir
  6. Fiz a minha cirurgia ortognatica pra reduzir o maxilar.Fiz ela no dia 05 de Maio de 2009, em Teresina-PI, no hospital getulio vargas.Ficou muito bom o resultado.Gostaria de saber uma coisinha, a bebida alcoolica atrapalha em alguma coisa, corre algum risco?
    Fico no aguardo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gostaria muito de conversar com vc
      sobre uma cirurgia que irei fazer

      Excluir
  7. gostaria de tirar uma duvida..

    um lado do meu rosto esta inchado..sinto ele pesado...acho q deve ser atm..

    se for esta cirurgia resolverá...

    ResponderExcluir
  8. Thalita
    Dr Marcio tinha indicação para fazer a cirurgia ortognatica , porém na epoca optei pelo tratamento ortondontico e depois de ter terminado fiz mentoplatia para melhorar a estetica.... porém não fiquei muito satisfeita com o resultado ... posso fazer a cirurgia agora?? tenho um agravante tenho hemiparesia á direia, o que axo que complica um pouco o caso ....

    ResponderExcluir
  9. Débora évelym .. Df Brasilia

    Dr.Mário.. vou fazer minha cirurgia de expansão maxilar dia 05-12-2009.. trabalho com telemarketing.. geralmente quanto tempo leva para voltar ao trabalho sem dores, pois utilizo muito a fala? estou ansiosa e com muito medo!! estou preocúpada!!
    e-mail: debora.dell0@gmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. Existe cobertura dessa cirurgia pela uniodonto ou unimed?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC CONSEGUIO FAZER PELA UNIMED?

      Excluir
    2. VC CONSEGUIO FAZER PELA UNIMED?

      Excluir
    3. Boa tarde,

      Gostaria de saber se conseguiu cobertura pela unimed ?
      Espero ansiosamente sua resposta!

      Excluir
  11. Boa noite Dr. Mário,

    Realizei a cirurgia há sete anos para correção da mordida cruzada. Após meses de recuperação, o resultado ficou bom. No entanto, houve um retrocesso no meu quadro e agora está praticamente igual ao de ANTES da cirurgia. Isso pode acontecer ? A cirurgia foi mal feita?

    ResponderExcluir
  12. Dº Mario,meu nome é Ivana fiz a cirurgia de buco maxila para corrigir mordida cruzada,hoje tem um mes e ainda estou inchada e com os dentes da frente muito afastados vou ficar assim por muito tempo?
    E tbm tenho muito medo de que a cirurgia não de certo,de que eu tenha passado por tudo isso em vão queria saber se corro muito risco do resultado não ficar bom?
    Obrigada abraços!!

    ResponderExcluir
  13. Cara Charlotte,Cara Lia e demais leitores com dúvidas relativa ao ato cirúrgico realizado:
    Somente o Cirurgião que realizou o procedimento está apto para responder a estas dúvidas. Sugiro entrar em contato com eles para que possam sanar estes questionamentos.
    Agradeço pela visita ao site e desejo que retorne sempre.

    ResponderExcluir
  14. DR.É QUE EU FIZ UMA TOMOGRAFIA E NA TOMOGRAFIA VEI FALANDO QUE EU ESTOU COM CARACTERISTICAS DE TUMOR ODONTOGENICO CERATOCISTICO.O MEDICO JA FEZ A BIOPCIA.TO AGUARDANDO O RESULTADO,MAS O MEDICO FALOU QUE NÃO TEM DUVIDA QUE SEJA TUMOR.MAS O QUE EU QUERO SABER É QUE EU CORRO O RISCO DE PERDER TODOS OS MEU DENTES.O QUE É QUE EU POSSO FAZER.

    ResponderExcluir
  15. Cara natalia,
    Somente o Cirurgião que acompanha o seu caso pode tecer comentários sobre o mesmo.
    Aconselho que o procure.
    Abraços
    Mário Serra

    ResponderExcluir
  16. Dr. Mário, há risco de vida nessa cirurgia? A anestesia é geral? Desde já, obrigado! Carlos Eduardo.

    ResponderExcluir
  17. Alguen ai que fez a cirurgia no estado de são paulo poderia me passa algumas informação a respeito desse assunto , se poder agradeço email para contato ! ratz_gui@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Ola Dr. vou fazer minha cirurgia mais eles vao puxa o maxilar superior pra frente, e preciso arranca os sisos superior?
    pq so arrancaram os sisos inferior

    ResponderExcluir
  19. Caro André
    Quem poderá responder essa pergunta é o seu Cirurgião.
    Grato e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  20. Olá, Dr. Mário,

    Fiz uma cirurgia de expansão de maxila recentimente e pude notar uma grande mudança na minha face sentido de melhora, mas ainda esta sendo cogitada a ideia de uma cirurgia ortognática, será que é realmente necessário

    ResponderExcluir
  21. eu necessito fazer a cirurgia. Para conseguir encaminhamento pelo SUS, qual procedimento?
    obrigada
    Ana Lúcia- SP

    ResponderExcluir
  22. ola eu preciso fazer essa cirurgia mas não tenho condições de pagar terei que fazer pelo sus estou com medo
    será que pode dar errado?

    ResponderExcluir
  23. moro em fortaleza, quero fazer a cirurgia pelo sus..como devo proceder??ajuda pf.

    ResponderExcluir
  24. moro em fortaleza, quero fazer a cirurgia pelo sus..como devo proceder??ajuda pf.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. DR MARIO MEU NOME E DIEGO ESTOU PRESTES A FAZER A CIRUGIA ORTOGNATICA CLASSE 2 ESTOU MEIO COM MEDO ALGUMA COISA PODE DAR ERRADO,EU VOU TER DOR DEPOIS .OBRIGADO VOU FICAR AGUARDADO SUA RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  29. Dr Mario, moro em Guarapari ES e gostaria que me orientasse para fazer uma cirurgia.Pois fraturei num acidente o côndilo esquerdo, em 2010.Não fiz cirurgia por isso sinto muitas dores.Como devo proceder?Sou sua conterrânea, me ajude.

    ResponderExcluir
  30. Dr Mario, eu preciso fazer a cirurgia sou clase 3 já fiz todo os exames mas tem um porem na minha adolecencia eu perdir alguns dentes isso pode me impedir de realizar a cirurgia .

    ResponderExcluir
  31. Dr Mario, eu preciso fazer a cirurgia sou clase 3 já fiz todo os exames mas tem um porem na minha adolecencia eu perdir alguns dentes isso pode me impedir de realizar a cirurgia .

    ResponderExcluir
  32. Olá meu nome é Jaqueline e moro em Brasília, e aqui tudo é muito caro, um absurdo, e portanto não tenho todo o dinheiro da cirurgia. E gostaria de saber se o SUS oferece, ou algum hospital público e se é confiável?

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Dr Mário..
    Dr meu nome éh Rosimeire,tenho um filho com 14 anos,ele não desenvolveu a parte inferior do maxilo,ele não tem queixo,,também não tem um dos côndilo,levei ele em um buco maxílo,ele me disse que o Matheus precisa fazer cirurgia,mas essa sai muito cara,,não tenho condições financaira pra pagar as proteses,,são duas,não são confeccionadas no Brasil,o custo de cada prótese é de 100mil reais,não tenho condições....Por favor me ajude! Como faço pra conseguir esse tratamento?

    rosimeiresa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Boa Noite,meu nome é Henrique Bastos Gouvêa,sou de Alfenas/MG,Gostaria de saber se Alguém sabe como posso fazer uma Cirurgia de Mordida Cruzada, estou necessitando muito, mais não tenho Condições de pagar 10 mil por uma Cirurgia, alguém pode me ajudar, como posso fazer uma Cirurgia pelo SUS, ESTOU NECESSITANDO MUITO,Fico desde já Grato, Tenham uma Noite Abençoada,
    Que Abençoe a Todos.

    ResponderExcluir
  35. boa tarde , como faço para conseguir uma cirurgia ortognatica pois ja estou na fila do cdeface de araquara a 6 anos e la e muito dificil acontecer cirurgia pois o sus nao libera verba existe outro lugar que eu possa estar operando por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  36. boa tarde! Dr. o iamspe cobre essa cirurgia?

    ResponderExcluir
  37. Boa noite doutor!Tenho 48 anos,preciso fazer essa cirurgia ortognatica,minha mandibula é para frente.Não tenho condições de pagar.O sr poderia me indicar como conseguir pelo sus ou qual plano de saúde realiza?Agradeço.

    ResponderExcluir
  38. Olá, doutor. Sou Priscila, tenho 30 anos e desde os 23 descobri pela minha ortodontista que meu caso era cirúrgico, que precisaria primeiro fazer a cirurgia ortognatica para começar o tratamento com os aparelhos. Meu maxilar é mais pra frente que a mandíbula. Sinto dores de cabeça e sempre que como mastigo mais de um lado da boca. Sinto que é mais confortável hoje. Tenho um dente encapsulado no ceu da boca que só foi descoberto com a panorâmica. Enfim. A doutora me alertou que era necessário fazer a cirurgia, mas que custava muito caro. Gostaria de saber se em Manaus existe esse tratamento pelo Sus? Obrigada desde já pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde Dr, tem 40 dias que fiz uma cirurgia na mandibula, gostaria de saber se posso ingerir bebida alcoolica ?

    ResponderExcluir
  40. A 11 dias eu fiz a cirurgia na parte de baixo do rosto,meu queixo era pra esquerda ..Estou com o lábio de baixo e o queixo completamente adormecido,isso é normal? E alguma coisa poderia ter dado errado?

    ResponderExcluir
  41. Bom dia dr.
    Estou querendo fazer uma cirurgia ortognatica pelo sus.
    Mas aqui onde moro o sus não cobre.
    Mas sei que tem lugar que faz.
    O que preçiso fazer para consegui dar entrada e qual documentação preçisa .desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  42. Tu enho maior trauma com esse problema sou classe 3sou humilhada direto com esse problema tenho maior urgência em conseguir essa cirurgia será possível?ou impossível? moro em Paraguaçu minas

    ResponderExcluir

Deixe um recado. Agradeço pela visita
Dr. Mário Serra Ferreira
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Especialista em Implantodontia
Mestre em Odontologia
Professor Diagnóstico e Cirurgia Bucomaxilofacial UniEvangélica