quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Terceiro molar (Dente do Siso) - Orientando o Paciente

Terceiro Molar



Quantos dentes do siso existem?


Existem quatro dentes do siso: dois superiores, sendo um direito e um esquerdo, e dois inferiores, também direito e esquerdo.





Em que idade eles normalmente erupcionam?

A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos; portanto, são os últimos dentes da dentição a erupcionar.

Todo mundo tem o dente do siso?

Não.



Por que as vezes eles nao erupcionam ?

Porque algumas pessoas não possuem mesmo o dente do siso (germe dental); às vezes, não erupcíonam por falta de espaço na arcada dental, ou ainda, pelo mal posicionamento do Terceiro molar.

0 que acontece se ele ficar dentro do osso (não erupcionar)?

Pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas).

0 que acontece se ele erupcionar parcialmente?

A erupção parcial ocorre geralmente por falta de espaço na arcada ou pela posição horizontal do dente. Ambos os casos dificultam a erupção, ocorrendo, dessa forma, a erupção parcial do siso. Esse quadro pode provocar gengivites (inflamação da gengiva), abscessos na região, irritação local, dor e edema.

É verdade que o dente do siso empurra os outros dentes, provocando mudanças de posição?

Há duas correntes: a primeira diz que, se houver espaço suficiente para a erupção do siso e o paciente não tiver tendência a apinhamento (mudança de posição), não haverá roblemas; já a segunda diz que, se o espaço for insuficiente e o paciente, submetido à ortodontia e com tendência a apinhamentos, ou mesmo, só submetido à ortodontia, mas com a mesma tendência, poderá ter problemas futuros, como o apinhamento de dentes. Atualmente, há trabalhos científicos que provam que o apinhamento dentário não é causado pelo Terceiro molar e sim pelo crescimento mandibular residual.

Quando a gengiva do dente do siso que está erupcionando inflama, o que fazer?

Deve ser feita a remoção do tampão gengival que cobre parcialmente a superfície dental (ulectomia) ou a curetagem gengival, ambos realizados pelo profissional. 0 paciente, para melhorar esse quadro inflamatório, poderá realizar higiene oral rigorosa no local; bochechos com anti-sépticos bucais podem amenizar o quadro, mas, para resolver o problema, o paciente deverá procurar um cirurgião-dentista.

Quando é indicada a extração do siso?

A sua extração está indicada na ausência de espaço para a erupção, no posicionamento horizontal do siso, nos quadros de dor e quando se inicia a erupção e esta não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. Quando se faz a extração de um siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior.

18 comentários:

  1. tem como fazer tratamento de canal em siso ???

    ResponderExcluir
  2. POR FAVOR,ME AJUDEM FIZ UMA CIRURGIA DO 3 MOLAR,INCLUSO A 8 DIAS,ESTOU TTOMANDO AMOXICILINA,ALIVIUM,DICLOFENACO DE POTASSIO,METRONIDAZOL,DIPIRONA E ATÉ TILEX 30 E NÃO AGUENTO MAIS A DOR,JÁ PASSEI NE OUTRO DENTISTA,PS,TIREI RX E DISSE QUE ESTA NORMAL,MAS A DOR E DESUMANA,POR FAVOR ME AJUDEM,,,,,
    AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  3. com quantos anos o tercero molar cresce pois estou com 18anos e o meu esta crescendo agora e esta gerando um monte de problemas pois não tem espaço para o dente siso vou ter que fazer uma cirugia

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Quando a raiz do terceiro molar se dá no vaso sanguíneo ou no nervo, que problemas posso ter com a possível cirurgia, pois o dente está na vertical e não apresenta nenhum problema?

    ResponderExcluir
  6. ESTOU PASSANDO P/ESTES PROBLEMAS,E COM CERTEZA SEI QUE A DOR É MESMO TERRÍVEL,PRINCIPALMENTE NO MEU CASO DENTES INCLUSOS,DEITADOS E PASSANDO PELO NERVO,CORRENDO O SÉRIO RISCO DE TER PARESTESIA P/SEMPRE.E É BARRA!IGMS FORTAL-CE.

    ResponderExcluir
  7. MAS AQUI EM FORTALEZA,TEMOS LOCAIS E CIRURGIOES,ÓTIMOS TAMBÉM A MINHA DESTISTA É ÓTIMA,FIZ A PRIMEIRA;EM UM GRANDE HOSPITAL DA CAPITAL SUS,E OUTRO IREI FAZER NA ABO-CE;E ESPERO SOLUCIONAR O PROBLEMA DE VEZ.OBG!IGMS.FORTAL-CE.

    ResponderExcluir
  8. Ontem fiz a retirada do terceiro molar como o dente estava semi incluso e nascendo em cima da bochecha acabou causando um trauma crônico hj n sinto dor e o sagramento parou ontem mesmo. Mas o que me chamou atenção coió bucomaxilo passar tipo uma biopsia dessa àrea traumatizada é normal esse procedimento preciso me preocupar???

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    boa tarde, me ajude por favor meu Terceiro Molar (siso, estar nascendo e estar doendo muito, estar passado pra o ouvido, não aguento mas de dor, e eu não posso faze cirurgia pois estou amamentado, sera que tem algum antibiótico que ajuda a alivia a dor?? me

    ResponderExcluir
  10. Cara Ana,
    Procure um Cirurgião Dentista
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  11. Já tem uma semana q exstraí os 4 sisos e não consigo abrir a boca direito..Mesmo forçando a articulação mal entra uma colher.. Isso é normal? To muito tensa com isso.. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é amiga, extrai os meus também e não consigo abrir a boca também... :( acho que é normal

      Excluir
    2. é amiga, extrai os meus também e não consigo abrir a boca também... :( acho que é normal

      Excluir
  12. eu fiz uma cirurgia de ulectomia nao consigo nem comer e nem de abrir a boca estou muito nervosa estou ainda tomando remedio mai snao ta adiantando nada minha linqua doir meus dentes tambem o q eu fasso nao aquento mais esta pior

    ResponderExcluir
  13. Cara Leandra Souza,
    Procure o Cirurgião que a operou....
    Obrigado pela visita
    Abraços e melhoras

    ResponderExcluir
  14. Eu extrai 2 dentes do siso do lado esquerdo já faz 11 dias e não consigo abrir a boca totalmente como abria antes. Será que é normal? Demora pra voltar ao normal?

    ResponderExcluir
  15. Eu extrai 2 dentes do siso do lado esquerdo já faz 11 dias e não consigo abrir a boca totalmente como abria antes. Será que é normal? Demora pra voltar ao normal?

    ResponderExcluir

Deixe um recado. Agradeço pela visita
Dr. Mário Serra Ferreira
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Especialista em Implantodontia
Mestre em Odontologia
Professor Diagnóstico e Cirurgia Bucomaxilofacial UniEvangélica