domingo, 30 de dezembro de 2007

Implantes osseointegrados (técnica cirúrgica)

Implantodontia é o ramo da odontologia que recupera espaços edêntulos através da inserção de proteses radiculares (raizes);que suportarão uma protese de coroa (dente). Isso se dá implantando um parafuso de material biocompatível no interior do técido ósseo na área onde ficava o elemento dental perdido.

O titânio tem a capacidade singular da osseointegração, isto é, incorpora-se ao osso, sobre o implante é colocada a peça protética. A osseo integração deve-se a incapacidade do nosso organismo em detectar o titanio intraosseo; devido a suas caracteristicas bioinertes (Ao se expor ao ar, a superficie do titanio se tranforma em oxido de Ti), não acontece a formação de tecido fibroso em volta do implante, permitindo assim o crescimento osseo ao redor do mesmo, estando em contato íntimo osso e implante.

O descobridor da osseointegração foi o médico sueco PI Bränemark; ao inserir camaras de titanio na fibula de coelhos em suas experiencias , relatou certa dificuldade na hora de remove-las, ao estuda-las notou a intimidade entre osso e titânio. Hoje Bränemark reside no Brasil, mais precisamente em Bauru onde possui um centro de pesquisa em implantodontia.

Desde 1960 existiram vario tipos de implantes; porem os implantes radiculares osseointegrados foram os mais bem sucedidos com taxas de sucesso margeando os 95 % em 5 anos.
Com a implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias ate grandes reabilitações totais fixas ou removiveis.

Abaixo verificamos uma sequência usada (técnica cirúrgica) para inserção do implante no osso, obtendo possibilidade de uma posterior reabilitação protética.

A animação, produzida pela Biodigital, é excelente para oferecer ao paciente uma noção de como é realizada a cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recado. Agradeço pela visita
Dr. Mário Serra Ferreira
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Especialista em Implantodontia
Mestre em Odontologia
Professor Diagnóstico e Cirurgia Bucomaxilofacial UniEvangélica